21.1.08

Devo, mas pago em dia

Com crédito esbanjando, não poderia ser diferente: há mais paulistanos endividados em janeiro do que no mês passado. A boa notícia é que o número de inadimplentes caiu nesse período. A conclusão é da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio), divulgada ontem.

O índice de endividamento subiu para 53% - um aumento de 5% - na comparação com o mês de dezembro, mas caiu 5% em relação ao mesmo período de 2007 (58%). O nível de inadimplência teve baixa de 3% em relação ao mês anterior, atingindo 33%. A PEIC é apurada mensalmente pela Fecomercio junto a cerca de 1.360 consumidores no município de São Paulo.

O cartão de crédito continua sendo o grande vilão das dívidas, segundo 47% dos consumidores, seguido pelos carnês (23%). Quando indagado sobre qual tipo de despesa mais afetou suas dívidas atuais, 15% apontaram os gastos com vestuários, seguidos por alimentação (13%) e eletrodomésticos (12%).

Além da facilidade de crédito, a elevação no nível de endividamento em janeiro é reflexo das compras de final de ano e dos pagamentos de começo de ano como IPVA, material escolar, matrículas escolares, entre outros.

Veja mais dados da pesquisa:

Endividados por faixa de rendimento
- até 3 salários mínimos, 57%
- de 3 a 10 salários, 56%
- acima de 10 salários mínimos, 48%


Inadimplentes por faixa de rendimento
- até 3 salários mínimos, 42%
- de 3 a 10 salários mínimos, 32%
- acima de 10 salários mínimos, 25%

Comprometimento da renda para o pagamento de dívidas

- alta de 3% em janeiro, ficando em 32%

Intenção de pagar total ou parcialmente suas dívidas em atraso

- todas as rendas, 74%
- rendimentos de acima de 10 salários mínimos, 88%
- de 3 a 10 salários, 78%
- até 3 salários mínimos, 60%

Motivos para a inadimplência
- falta de controle financeiro, 33%
- desemprego, 22%

Nenhum comentário: