23.1.08

Pesquisa mostra intenção de compra do paulistano

Grande parte do consumidor paulistano pretende ir às compras no primeiro trimestre do ano. Obviamente, o percentual (56,6%) é menor do que o do último trimestre (61,2%), em função do Natal, mas o índice das pessoas que não pretendem comprar caiu de 54,8% para 43,4% em comparação com o mesmo período de 2007.

Os números são da pesquisa realizada trimestralmente pelo PROVAR (Programa de Administração de Varejo), da FIA (Fundação Instituto de Administração), em parceria com a consultoria Canal Varejo. Foram ouvidos 500 consumidores da cidade de São Paulo sobre a intenção de compra nas categorias linha branca, eletroeletrônicos, telefonia e celulares, informática, automóveis, cine e foto, material de construção, cama, mesa e banho, móveis e eletroportáteis.

"Esse resultado é compatível com o ambiente favorável ao consumo em razão do aumento da renda real, queda das taxas de financiamento e alongamento dos prazos", analisa o professor Claudio Felisoni de Angelo, coordenador geral do Provar.

Entre as categorias com maior intenção de compra está o segmento cine e foto, 12,4%, seguido de material de construção, 7,8%, informática, 7,6% e telefonia e celulares, 7%. O grande destaque ficou para a queda de 25,58% na intenção de compra dos produtos de linha branca, em relação ao mesmo período em 2007.

Nenhum comentário: